Dicas

  • 15 dicas de limpeza e organização para enfrentar os meses mais frios do ano

    15 dicas de limpeza e organização para enfrentar os meses mais frios do ano

    Com a chegada do frio, nossa vontade de ficar em casa aumenta, principalmente se for debaixo daquele cobertor felpudo que passou quase um ano no fundo do armário . Para piorar os quadros alérgicos, esta é a época que mais ficamos com as janelas fechadas, apesar do clima seco que caracteriza a estação. Fatores perfeitos para que os microorganismos se proliferem com mais facilidade. Assim, é preciso estar, mais do que nunca, atenta à limpeza .

    Confira as dicas abaixo que podem te dar uma força:

    1- Tire os cobertores e as roupas pesadas do fundo do armário . Mesmo que você tenha malas ou recipientes específicos para guardá-los, é importante que eles “respirem” devido ao mau cheiro causado pelo excesso de poeira e pela umidade, o que ocorre principalmente quando o armário fica em lugares onde não bate sol ou próximos a banheiros.
    2-Para eliminar pontos de mofo em roupas de couro, camurça, veludo ou lã, use um pano umedecido com vinagre de vinho branco. Outra alternativa é a lavagem a seco , que deve ser feita em lavanderias profissionais. Isso vale também para itens de decoração revestidos com esses tecidos – boa pedida para esquentar a casa nessa época do ano.
    3-Depois de higienizadas, as mantas que estavam guardadas podem servir para aquecer sofás e poltronas . Vale lembrar que cores escuras absorvem mais calor.
    4-Aproveite para passar um pano úmido no armário – e em toda a casa – para evitar o acúmulo de poeira e o consequente agravamento das alergias respiratórias características do inverno .
    5-Separe as roupas que você provavelmente não usará até que os termômetros voltem a subir e guarde-as em malas ou sacos redutores de volume fechados a vácuo. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e supermercados e servem para todo tipo de roupa, exceto as de couro e seda.
    6-Para evitar que a casa fique muito tempo fechada, uma dica é abrir as janelas enquanto você estiver fazendo a arrumação. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, menor será a chance de proliferação dos microorganismos.
    7-Recomenda-se varrer ou aspirar a casa com mais frequência durante o inverno, especialmente se ali morarem pessoas alérgicas.
    8-Para evitar o ressecamento das mucosas, comum no inverno inclusive em pessoa não-alérgicas, lance mão dos umidificadores de ar .
    9-Para quem tem aquecedor de ar em casa, a dica é usar um pano umedecido para fazer a higienização, que deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de poeira a que o aparelho estiver exposto.
    10-Uma boa alternativa aos cobertores são os edredons, que acumulam menos pó. Mas é importante saber que, em contato direto com a pele – e, consequentemente, com a transpiração –, eles devem ser lavados com mais frequência.
    11- Lave a capa do colchão , já que a umidade característica das estações mais quentes pode ter favorecido a proliferação de microorganismos.
    12-Para evitar o contato direto com o piso frio dos banheiros, opte por tapetes de algodão , que não estragam com a umidade. Os de plástico também são resistentes, mas aquecem menos.
    13-Tire os pratos de sopa, aparelhos de chá e panelas de fondue do fundo dos armários da cozinha (ou da despensa) e limpe-os com água e detergente neutro. Panelas de ferro devem secar no fogo imediatamente após a lavagem para não enferrujar.
    14-Não se esqueça de limpar com frequência o escorredor de louças, já que, com a casa menos arejada, a cozinha também fica mais sujeita à poeira.
    15-Finalmente chegou a hora de acender a lareira . Higienize-a com água e detergente neutro, repetindo o procedimento a cada vez que a utilizar.

    Fonte:Delas.IG


  • Dicas para fazer uma festa junina em casa

    Dicas para fazer uma festa junina em casa

    A festa junina é uma das comemorações mais típicas do Brasil. Comemorada no país inteiro, ela ganha todos com seus comes e bebes que combinam com o clima da estação e as cores e bandeirinhas, músicas e balões que animam a todos.

    A decoração de uma festa junina varia bastante, ela pode ser pensada para aniversários, festas maiores, ou uma reunião de amigos que adoram essa data em casa, tanto para adultos como crianças. É muito fácil fazer uma festinha em casa.

    Materiais de papeis coloridos para as bandeirinhas, balõezinhos colocados no suspensos pelo ambiente, um pouco de palha ou uma simulação de palha, tecidos xadrez para as mesas e flores, são indispensáveis para decorar um festa junina.

    Além dos balões, toalhas xadrez e as bandeirinhas, talvez o principal ornamento decorativo que não pode faltar em uma festa junina é a fogueira. Ela pode ser feita com diferentes tipos de papéis, pode ser desenhada e colada na parede ou até mesmo de verdade se a festa for ao ar livre.

    Outra dica legal, é combinar com os convidados para que eles compareçam à festa vestidos à caráter. Distribuir chapeuzinhos de palha se for uma festa de criança, também é uma ótima sacada.

    As comidinhas típicas também podem fazer parte da decoração. Paçoca, milho, maçã doce, cocada, cachorro quente, tudo pode ser disposto na hora de decorar.

    Fonte: Bonde


  • 5 dicas para deixar a casa aconchegante no inverno

    5 dicas para deixar a casa aconchegante no inverno

    Se existe uma coisa que incomoda é passar frio, né. E quando estamos em casa queremos ao máximo ficar à vontade e confortável. Mas, muitos fatores influenciam na temperatura do ambiente como, por exemplo, se a casa é feita de madeira ou alvenaria. A madeira aquece mais e não deixa o ambiente tão gelado.

    Por causa disso separei algumas dicas para te ajudar a deixar a casa mais quentinha e aproveitar o melhor do inverno, olha só:

    TAPETES
    A pior sensação na hora de acordar é colocar o pé direto no piso frio. Uma boa dica é abusar dos tapetes. Os mais peludinhos são os mais confortáveis, mas também são difíceis de limpar e alguns deles perdem os pelos com o tempo. Você também pode optar por um feito de sisal que é mais barato, não é peludo e é perfeito para quem tem alergia. Coloque tapetes ao lado da cama, no banheiro, na sala... O importante é deixar o chão mais aquecido.

    TEMPERATURA IDEAL
    Se sua casa é muito gelada e você está disposto a investir para que ela fique mais agradável tanto no inverno como no verão, vale a pena comprar arcondicionado para aquecer o ambiente nestes dias tão frios. Você não precisa deixar o aparelho ligado a noite toda, pode ligar enquanto assiste televisão ou ligar para aquecer o quarto antes de dormir. Hoje em dia há vários modelos, inclusive modelos com timer que você programa e ele desliga sozinho.

    CINEMA EM CASA
    No inverno a gente fica com preguiça de sair de casa, principalmente à noite. Nestes momentos é muito bom ter um espaço gostoso para curtir a família ou assistir um bom filme. Os móveis e decoração da casa precisam ser funcionais além de bonitos. Como, por exemplo, o sofá. Não adianta você investir em um sofá lindo com um design super moderno e ele não ser confortável para se jogar e ficar horas olhando televisão. Caso seu sofá não seja reclinável, compre um puff para apoiar os pés, deixe algumas mantas na sala para se aquecer e invista em almofadas confortáveis. Lembre-se: a decoração da casa é importante, mas poder viver bem nela também é.

    COMIDA QUENTINHA
    Tem gente que adora cozinhar e o inverno faz nosso apetite aumentar, principalmente por comidas quentes. Vai dizer: não dá a menor vontade de comer fruta nesta época! Rsrsrs Aproveite estes dias frios para você e sua família cozinharem juntos e aproveitarem este momento. Criem receitas ou cada um faz alguma parte da refeição: uma pessoa cozinha, a outra corta os legumes, a outra arruma a mesa... Faça deste momento uma diversão! Você também pode ver tudo que tem na geladeira e juntar em uma sopa bem quentinha para comer antes de dormir.

    HORA DE DORMIR
    E falando na hora de dormir... A cama é o melhor lugar para estar em um dia frio, principalmente se está chovendo. No inverno, os lençóis ficam gelados e parece que leva uma eternidade até esquentar! Uma dica é usar o secador de cabelo para dar uma aquecida nos lençóis, ou pode ser o ferro de passar. Claro, o calor logo irá embora, mas já ajuda um pouquinho. Se você não gosta de usar cobertor de lã, coloque um lençol embaixo do edredom. Sério, faz muita diferença! Só o fato de utilizar um lençol por baixo do edredom faz a cama ficar mais quentinha e você não precisa usar um cobertor muito grosso ou pesado. Pelo menos eu DETESTO usar cobertor pesado porque me sinto presa.