Dicas

  • 15 dicas de limpeza e organização para enfrentar os meses mais frios do ano

    15 dicas de limpeza e organização para enfrentar os meses mais frios do ano

    Com a chegada do frio, nossa vontade de ficar em casa aumenta, principalmente se for debaixo daquele cobertor felpudo que passou quase um ano no fundo do armário . Para piorar os quadros alérgicos, esta é a época que mais ficamos com as janelas fechadas, apesar do clima seco que caracteriza a estação. Fatores perfeitos para que os microorganismos se proliferem com mais facilidade. Assim, é preciso estar, mais do que nunca, atenta à limpeza .

    Confira as dicas abaixo que podem te dar uma força:

    1- Tire os cobertores e as roupas pesadas do fundo do armário . Mesmo que você tenha malas ou recipientes específicos para guardá-los, é importante que eles “respirem” devido ao mau cheiro causado pelo excesso de poeira e pela umidade, o que ocorre principalmente quando o armário fica em lugares onde não bate sol ou próximos a banheiros.
    2-Para eliminar pontos de mofo em roupas de couro, camurça, veludo ou lã, use um pano umedecido com vinagre de vinho branco. Outra alternativa é a lavagem a seco , que deve ser feita em lavanderias profissionais. Isso vale também para itens de decoração revestidos com esses tecidos – boa pedida para esquentar a casa nessa época do ano.
    3-Depois de higienizadas, as mantas que estavam guardadas podem servir para aquecer sofás e poltronas . Vale lembrar que cores escuras absorvem mais calor.
    4-Aproveite para passar um pano úmido no armário – e em toda a casa – para evitar o acúmulo de poeira e o consequente agravamento das alergias respiratórias características do inverno .
    5-Separe as roupas que você provavelmente não usará até que os termômetros voltem a subir e guarde-as em malas ou sacos redutores de volume fechados a vácuo. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e supermercados e servem para todo tipo de roupa, exceto as de couro e seda.
    6-Para evitar que a casa fique muito tempo fechada, uma dica é abrir as janelas enquanto você estiver fazendo a arrumação. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, menor será a chance de proliferação dos microorganismos.
    7-Recomenda-se varrer ou aspirar a casa com mais frequência durante o inverno, especialmente se ali morarem pessoas alérgicas.
    8-Para evitar o ressecamento das mucosas, comum no inverno inclusive em pessoa não-alérgicas, lance mão dos umidificadores de ar .
    9-Para quem tem aquecedor de ar em casa, a dica é usar um pano umedecido para fazer a higienização, que deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de poeira a que o aparelho estiver exposto.
    10-Uma boa alternativa aos cobertores são os edredons, que acumulam menos pó. Mas é importante saber que, em contato direto com a pele – e, consequentemente, com a transpiração –, eles devem ser lavados com mais frequência.
    11- Lave a capa do colchão , já que a umidade característica das estações mais quentes pode ter favorecido a proliferação de microorganismos.
    12-Para evitar o contato direto com o piso frio dos banheiros, opte por tapetes de algodão , que não estragam com a umidade. Os de plástico também são resistentes, mas aquecem menos.
    13-Tire os pratos de sopa, aparelhos de chá e panelas de fondue do fundo dos armários da cozinha (ou da despensa) e limpe-os com água e detergente neutro. Panelas de ferro devem secar no fogo imediatamente após a lavagem para não enferrujar.
    14-Não se esqueça de limpar com frequência o escorredor de louças, já que, com a casa menos arejada, a cozinha também fica mais sujeita à poeira.
    15-Finalmente chegou a hora de acender a lareira . Higienize-a com água e detergente neutro, repetindo o procedimento a cada vez que a utilizar.

    Fonte:Delas.IG