Dicas

  • Como fazer um varal de lâmpadas?

    Como fazer um varal de lâmpadas?

    Provavelmente você já foi a alguma festa ou evento que tinha um varal de lâmpadas na decoração. Se não foi, pelo menos já esbarrou com a inspiração pelos sites de referência que existem aos montes por aí. De fato, a ideia virou tendência. No mercado, existem vários modelos e tamanhos, mas aqui no blog nós separamos seis formas de fazer um varal de lâmpadas usando materiais que provavelmente você tem em casa. Confira, pois as inspirações estão ótimas!

    Primeiramente, como funciona um varal de lâmpadas?

    O varal de lâmpada basicamente é um fio comprido com pequenas luzes em toda a sua extensão. A peça é muito parecida com um pisca-pisca de Natal, porém, as lâmpadas podem ser customizadas de um modo a valorizar ainda mais a iluminação do ambiente. A inspiração é legitimamente americana, mas ganhou o mundo graças aos sites e blogs de decoração que começaram a adotar a peça dentro dos mais diversos estilos – e o melhor, dentro e fora de casa.

    Foto 2

    Você pode fazer um varal de lâmpada do zero, comprando fio e adaptadores. Porém, é extremamente importante contatar um especialista, pois estamos falando de um objeto ligado à eletricidade que pode, se mal elaborado, causar acidentes graves. E vale lembrar que dependendo da metragem do fio, existe uma quantidade de lâmpadas, bem como o modelo certo para comprar. Portanto, fale com o eletricista, que poderá orientar sobre o que é necessário para seu espaço.

    Foto 3

    Veja a lista de compras:

    . Lâmpadas
    . Fio
    . Adaptador
    . Estilete
    . Soquete
    . Plugue
    . Fita Isolante

    Foto 4

    Outra maneira de fazer um varal de lâmpada é ter um pisca-pisca em mãos e customizá-lo do jeito que quiser. Aí as inspirações são muitas:

    Com conchinhas: principalmente para decorar ambientes mais rústicos, o varal de lâmpada de conchinhas remete à natureza e fica ótimo para compor a decoração da casa de praia.

    Como fazer? Use pares de conchinhas para criar uma espécie de ‘capa’ sobre a luz do pisca-pisca e finalize usando pingos de cola quente. Dê preferência às conchinhas que tenham tamanhos iguais e que sejam mais clarinhas – justamente para que a luz consiga se dissipar.

    Com papel: por meio de dobraduras você consegue criar resultados bem legais também e, claro, muito barato.

    Como fazer? Da mesma forma que as conchinhas, cada dobradura ‘encapa’ a luzinha. E muitas vezes, nem precisa de cola, basta fazer um furinho no papel para realizar o encaixe.

    Com copinhos: copinhos descartáveis assumem outra faceta aqui e deixam o seu varal de lâmpada bem alternativo.

    Como fazer? Neste caso, você nem precisa de cola também. Basta fazer um furinho no fundo de cada copinho e encaixar a luzinha do pisca-pisca dentro.

    Com potinhos de vidro: o material, além de resistente, apresenta uma transparência que vai deixar o seu varal de lâmpada mega elegante.

    Como fazer? Neste caso, os potinhos de vidro utilizados precisam ser leves para que as luzinhas consigam sustentar o peso do material. Faça um furinho na tampa do pote e encaixe a luzinha.

    Flores artificiais: sabe aquelas florzinhas artificias que estão lá no fundo da gaveta sem qualquer uso? Que tal encaixá-las e fazer um varal de lâmpadas superpersonalizado?

    Como fazer? Vai depender muito das flores utilizadas, pois, dependendo, não é necessário nem cola para o encaixe!

    Foto 5

    Balão e barbante: com estes materiais você consegue fazer bolinhas artesanais e que combinam perfeitamente com a proposta de varal de lâmpada personalizado.

    Como fazer? Encha o balão e envolva-o com barbante, intercalando com pinceladas de cola branca. Espere secar e estoure o balão.

    Conteúdo feito em parceria com o Montacasa , marketplace de decoração e gourmet.

    Conheça também o charme das Lâmpadas de filamento .

    Fonte: Casa & Construção