Dicas

  • Dicas para fazer a limpeza do tapete

    Dicas para fazer a limpeza do tapete

    Veja o passo a passo:

    - Tapetes acumulam muita sujeira no dia a dia: poeira, pelos de animais, sola do sapato, entre outros fatores. Mante-lo sempre limpo é saudável para o ambiente, além de ficar com uma bela aparência. Para facilitar este trabalho, confira nossas dicas abaixo e limpe seu tapete de forma muito mais prática.

    - Aspire o tapete e umedeça totalmente a superfície dele com sabão em pó diluído ou detergente líquido na água, utilizando a versão mais neutra possível.

    - Aplique a solução na superfície do tapete e escove, utilizando cerdas macias, no sentido do pêlo. Para superfícies do tipo “shag”, com pêlos altos e "loop/bouclé", redobre os cuidados com o escovamento.

    tapete2

    - Retire todo o resíduo de sabão/detergente do tapete e não deixe ele de molho.

    - Para a secagem dele é preciso colocá-lo em posição horizontal, com a superfície voltada para cima. Se pendurar o tapete, não use varal. Coloque-o de maneira que não possa vincar.

    - Na hora de retornar o tapete ao ambiente, certifique-se de que o mesmo esteja totalmente seco, para evitar odor ou formação de mofo.

    Dicas:

    Os tapetes precisam ser lavados periodicamente, evitando assim que fiquem encardidos pelo acúmulo de pó e areia na trama. Isso acaba cortando as fibras no pisar, diminuindo assim sua vida útil.

    Os modelos confeccionados artesanalmente não podem ser imersos em água e nem receber produtos químicos agressivos.

    Sua lavagem deverá ser feita sempre em lavanderias especializadas. Se o tapete tiver base emborrachada (antiderrapante), ela não deverá ser exposta diretamente ao sol.

    tapete3

    Imagens meramente ilustrativas

     

    Fonte: Casa & Construção