Dicas

  • As vantagens de usar papel de parede na decoração

    As vantagens de usar papel de parede na decoração

    Foi-se a época que papel de parede era considerado coisa de casa de avô. Hoje em dia, esse tipo de revestimento tornou-se sinônimo de bom gosto e modernidade.

    Conheça as vantagens de usar papel de parede na decoração e deixe sua casa na moda.

    • O papel de parede tornou-se o queridinho de arquitetos, decoradores e designers por ser fácil e rápido de instalar, produzindo quase nenhum resíduo. Ele não exige mão de obra especializada na sua instalação; no entanto, é sempre bom contar com o trabalho de um profissional para que o resultado saia perfeito.

    • Como sua instalação é muito rápida, ele tem o poder de mudar instantaneamente a cara de um cômodo, deixando-o mais colorido ou elegante, com a vantagem de não deixar aquele cheiro de tinta que incomoda após a reforma de uma parede ou cômodo.

    • Um de seus maiores benefícios está em sua durabilidade: ele é três vezes mais durável que a tinta de parede. O papel de parede vinílico, por exemplo, pode chegar a durar até 12 anos quando bem cuidado.

    Papel de parede floral

    Fonte: Neo Interiores.

    • Pouca gente sabe mas o papel de parede é um tipo de revestimento muito eficiente no controle térmico da casa. Por ser uma cobertura a mais sobre a parede, é muito utilizado em países da Europa e no hemisfério norte, que além disso, devido as normas de segurança desses países, costumam ser também antichamas.

    • Por ser utilizado sobre a parede, o papel de parede ajuda a esconder pequenas falhas e imperfeições no acabamento da superfície. No entanto, é importante ressaltar que trincos e infiltrações são problemas estruturais que não devem ser ignorados, pois podem levar a deterioração do imóvel. Nesses casos, é importante analisar o problema e consertá-lo antes de revestir.

    • O papel de parede não exige muita manutenção: a maioria deles pode ser limpa com água e sabão sem acarretar perdas ao material e muitos são considerados antialérgicos. Papéis de parede texturizados podem acumular poeira e, por isso, é ideal que sejam limpos regularmente. O importante é não deixar o revestimento molhado por muito tempo, para que ele não solte da parede ou absorva água e acabe mofando.

     Papel de parede com estampas

    Fonte: Neo Interiores.

    • Ao escolher um papel de parede para usar na decoração de cômodos mais úmidos, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, é preciso estar atento às especificações do fabricante, para saber se o material é resistente ao contato constante com a água.

    • Existem diversos tipos de papel de parede. Cada um deles possui características específicas que os levam a ser mais apropriados para determinadas áreas da casa. O papel de parede vinílico, por exemplo, tem longa durabilidade e é apropriado em locais de grande circulação, como halls e corredores. Além disso, pode também ser usado em banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas de serviço. Papéis de parede tradicionais possuem compostos de celulose e são bem recomendados para ambientes secos, como salas e quartos. Os de TNT imitam tecido, que apesar de não serem feitos deste material também são recomendados para ambientes mais secos. Os papéis de parede com superfície acetinada não acumulam poeira, logo são mais muito utilizados em quartos, principalmente infantis; e os texturizados requerem um pouco mais de manutenção e são ótimos para salas.

    • O papel de parede pode ser utilizado em todas as paredes do cômodo. Não existem regras quanto a isso, mas cuidado com exageros.. Ao aplicá-lo em uma das paredes, o espaço já se destaca e ganha outra vida.

    Papel de parede com tons escuros 

    Fonte: Neo Interiores.

    • Uma das vantagens de usar papel de parede na decoração é a possibilidade de inúmeras combinações de cores, texturas e estampas. Atente-se apenas para não combinar modelos diferentes demais e acabar criando uma poluição visual no cômodo.

    • O revestimento também pode ser combinado com outros produtos como tinta, ladrilhos, pastilhas, porcelanatos, cerâmicas, dentre outros. Nessas horas, a sua imaginação é que conta.

    Fonte: Neo Interiores