Dicas

  • 15 ideias para decorar a casa na Páscoa

    15 ideias para decorar a casa na Páscoa

    Se a sua casa já deu as boas-vindas às cores do outono, então meia decoração para celebrar a Páscoa já foi feita. Para receber os amigos e a família com estilo, inspire-se nestas ideias e faça da Páscoa algo muito especial na sua casa.

    1. Decorar com ovos

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_02

    Os ovos são um símbolo de renascimento, daí a sua ligação íntima à celebração da Páscoa. A decoração mais clássica do período pascal passa pela pintura de ovos – desenhos personalizados, com stencil, tecido, carimbo... Também podem ser decorados com sobras de tecido, papel de parede ou lã. A utilização de ovos como elementos decorativos requer que estes sejam cozidos em fogo brando durante cerca de 10 minutos (para evitar que rachem, se não, pode estragar a decoração!) ou então através do método do sopro: sobre um recipiente e com recurso a uma agulha, fure o ovo em ambas as extremidades; insira a agulha dentro do ovo para perfurar a gema e facilitar a sua extração. Depois, com um pequeno canudo, sopre cuidadosamente para dentro do ovo, para que o recheio saia pela outra ponta – aproveitando-o para fazer os doces pascais! Antes de começar a pintar os ovos, enxágue-os com água e deixe-os secar ao ar livre (1 ou 2 dias); coloque-os no micro-ondas (15-30 segundos) ou no forno a 160º (5-10 minutos). Depois, é só deixar a imaginação fluir e criar os seus próprios ovos!

    2. Decorar a divisão do almoço ou jantar

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_03

    Na divisão onde irá servir o almoço ou o jantar de Páscoa pendure, no candeeiro de teto, pequenos ovos de plástico, chocolate ou pintados por você mesmo, utilizando fitas de cores diferentes. Ou ainda pode optar por 2 ou 3 tons pastéis (azul, rosa, amarelo ou verde claro) ou tons do outono (laranja, bege, castanho ou verde esmeralda) para criar um ambiente acolhedor.

    3. Decorar com coroa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_04

    Aproveite uma simples coroa de ráfia e cole nela pequenos elementos decorativos ligados à Páscoa, que pode facilmente encontrar em uma loja de decoração – ovos, pássaros, cenouras ou coelhos – e, se quiser, adicione algumas flores artificiais para remeter a Primavera ou alguns galhos para reforçar o período do Outono. Pendure na porta de entrada para dar as boas-vindas a todos os seus convidados!

    4. Decorar com potinhos de vidro

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_05

    Encha uma jarra ou pequenos potinhos de vidro com amêndoas coloridas ou pequenos ovos de chocolate de muitas cores e exponha-os no hall de entrada, na sala, na cozinha…

    5. Coroa com ovos de Páscoa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_06

    Depois de tingir ou pintar uma dúzia de ovos, passe um cordão bonito por todos, criando uma coroa ou uma grinalda para suspendê-lo em qualquer local da casa. Se quiser, pode adicionar outros elementos como os laços, passarinhos em origami, flores, folhas…

    6. Decorar com casca de ovo

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_07

    Aproveite as cascas de ovo quase inteiras (é necessário pelo menos ¾ da mesma, com uma abertura no topo) e tinge-as com spray ou corantes alimentares em tons semelhantes com a decoração ou então nos tons típicos do Outono. Deixe-as secar e depois as exiba em uma base para o ovo ou castiçal. Pode também colocar no centro de cada casca uma vela flutuante ou tealight (recorte-a se não couber) e acenda. Velas de Páscoa muito originais para decorar um centro de mesa, uma consola de entrada ou para enfeitar um banheiro.

    7. Casca de ovo como vaso para flores

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_08

    Outra alternativa para complementar a ideia n.º 6: substitua as velas por flores em bouquets miniatura. O efeito fica muito lindinho!

    8. Coelhos pela mesa da Páscoa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_08

    Se fizer um buffet, procure uma imagem de um coelho ou outro elemento de Páscoa, imprima vários e recorte. Cole em pauzinhos de madeira ou palitos e espete em cada prato, aproveitando o papel para identificar cada comida. Pode utilizar o mesmo processo para criar divertidos marcadores de mesa.

    9. Marcadores de mesa originais

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_09

    Para marcadores verdadeiramente pascais, pinte um ovo com as iniciais ou o nome de cada convidado e exponha-a em uma base para ovo ou então em uma pequena coroa de ráfia ou de ramos construída para um efeito wow.

    10. Mais ideias para marcador de lugar

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_10

    Outra ideia de marcador passa pela utilização de coelhos de Páscoa de chocolate, sem o seu papel de embrulho e enrolado em uma etiqueta com o nome de cada convidado.

    11. Decorar com velas

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_11

    Utilizando velas brancas de vários tamanhos, aplique pés de relva, flores ou elementos pascais, pintando-os com recurso a stencils ou aplicando imagens autocolantes bonitas para enfeitar uma lareira, mesa de apoio ou banheiro. A escolha é sua!

    12. Cestos de Páscoa pela casa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_12

    Tire dos armários todos os cestos que tem guardado – em plástico, verga ou estanho – e enfeite-os com ráfia colorida, ovos pintados e, claro, coelhinhos de chocolate. Retire estes últimos do papel de alumínio onde normalmente vêm embrulhados e exiba-os “ao natural” – são mais bonitos assim! Espalhe os cestos pela casa.

    13. Ninhos de Páscoa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_13

    Se não tiver cestos ou quiser variar, aproveite tigelas simples para construir bonitos “ninhos de Páscoa”: cubra a tigela com fita adesiva e vá enrolando lã em uma cor apelativa em torno da tigela até cobrir por completo. Depois, encha com ovos ou guloseimas de Páscoa.

    14. Quadro de Páscoa

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_14

    Aproveite molduras já existentes, preferencialmente as mais fundas, para fazer um quadro de Páscoa. Remova as fotografias, forre o fundo com uma folha de papel colorido e cole metades de ovos previamente pintados. Exponha-os em uma mesa bem decorada para a Páscoa ou pendure.

    15. Cestos de Páscoa como lembrança para os convidados

    15-ideias-para-decora-casa-pascoa_15

    Encha pequenos cestos com musgo ou ráfia e guloseimas da Páscoa, coloque um grande laço à volta, colocando na cadeira de cada convidado, como lembrança. Outra alternativa é adquirir pequenos sacos de oferta com motivos pascais. Encha-os com ráfia colorida, coelhos de chocolate e amêndoas!

    Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

    Fonte: Eudecoro