Dicas

  • Flores da primavera para decorar a sua casa

    Flores da primavera para decorar a sua casa

    Na estação mais colorida do ano, nada melhor do que enfeitar a casa com as flores mais usadas da estação
    A primavera, com suas cores vivas e alegres, é um estação excelente para aquecer os nossos ânimos. Além disso, ela pode servir de inspiração para tornar a decoração da sua casa ainda mais divertida e o seu lar mais iluminado e cheiroso, permitindo que você utilize flores como enfeites.

    Está interessado em adquirir para o seu lar um pouco do que a natureza tem a oferecer? Veja no nosso artigo algumas sugestões de plantas para perfumar ambientes externos e internos da sua casa.

    Orquídeas

    foto02

    Essas plantas de beleza extraordinária funcionam tanto em ambientes internos quanto externos. Para aqueles que moram em casa, é possível plantar essas flores em vasinhos no quintal, na varanda ou em lugares com um pouco mais iluminação dentro de casa, lembrando de colocá-los sobre uma tábua em tijolos ou pedras para não atrair lesmas. Já para quem mora em apartamento, uma boa dica é aproveitar o parapeito das janelas para tal atividade.

    Lírios

    foto03

    Essa flor é dividida em vários grupos, cuja os principais são:

    Os orientais: grupo que possui mais perfume e flores maiores;

    Os asiáticos: grupo que possui flores menores, pouco perfumadas, mas com cores chamativas e bem variadas;

    Os longuiflorum: grupo de possui flores grandes, em tons branco e creme.

    Com exceção do último grupo, os outros tipos de lírio podem ser plantados em vasos ou usados para se fazer arranjos. Ele representa uma planta de bulbo, assim como a tulipa e a cebola, emitindo um único broto por bulbo, de onde saem as suas folhas e flores.

    Bromélias

    foto04

    Essa flor pode surgir em diversos tamanhos, cores e formatos, sendo o abacaxi um dos seus tipos mais conhecidos. Em cidades de clima quente, a maioria das bromélias vive bem como uma planta caseira. Não demandam muitos cuidados especiais, sendo que a única cautela a parte é a verificação constante da mudança de cor da planta, pois esse pode ser um indício de que ela não está saudável.

    Ambientes externos

    foto05

    Agora que você já viu as flores que podem ser plantadas tanto em ambientes externos quanto internos, temos algumas sugestões de plantas exclusivas para varandas e quintais. Em um canto onde bata bastante sol durante o dia, em canteiros baixos ou floreiras, é possível criar a “Maria sem-vergonha”, a Sálvia e a Begônias. Há também opções de arbustos, como as Camélias, as Azaléias, o Jasmim, o Manacá e a Buganvília — tendo esta flores brancas, roxas ou rosas.

    Ambientes internos

    foto06

    Para os ambientes internos, é importante saber escolher em quais cômodos colocar as suas flores. A sala de estar e de jantar são ambientes especiais de qualquer casa, sendo indicado utilizar neles pequenos arranjos em mesas laterais ou em móveis próximos aos espelhos. Outra dica interessante é trazer a primavera para dentro da sua cozinha investindo não em flores, mas em caixinhas com mini-hortas!

    Solo

    foto07

    Um elemento essencial para o cultivo de qualquer flor é o solo. Há alguns detalhes que devem ser pensados para que a água não seja a vilã e apodreça as raízes das suas plantas.

    Para as flores cultivadas em locais com muita sombra, o solo não pode acumular água. Assim, é indicado que o plantio seja feito em substratos — suporte onde as plantas fixam as suas raízes — como as cascas de pínus ou as fibras de coco.

     

    Fonte: Imovel Web