Dicas

  • Decoração minimalista: dicas para adotar o estilo

    Decoração minimalista: dicas para adotar o estilo

    Dê adeus aos excessos com o décor minimalista!

    Você já ouviu falar sobre o minimalismo? O estilo, que está dominando o mundo da decoração, tem como premissa o “menos é mais” e é uma ótima opção para aqueles que querem dar um upgrade na decoração da casa, mas não abrem mão do simples.

    Por isso, se você está à procura de inspirações para decorar a sua casa, separamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o estilo minimalista. Confira!

    Como surgiu o estilo minimalista?
    O minimalismo surgiu por volta dos anos 60, nos Estados Unidos, como um movimento artístico e cultural que tinha como objetivo usar apenas elementos fundamentais como base de expressão.

    De lá pra cá o estilo cresceu tanto que começou a influenciar também o campo da arquitetura e decoração. E foi aí que a disseminação da ideia do “menos é mais” começou.

    Para quem curte essa pegada mais básica, é legal saber que o estilo conta com referências do design industrial e escandinavo, onde a decoração alia funcionalidade à estética.

    Características do Estilo Minimalista

    foto01

    Como mencionamos anteriormente, a essência principal do estilo minimalista é o “menos é mais”, por isso, é sempre bom pensar em funcionalidade em primeiro lugar. Ou seja, só coloque ou compre um novo móvel caso ele tenha alguma utilidade para você. A ideia é sempre combinar conforto, funcionalidade e beleza com o mínimo possível.

    Algumas outras características também são bastante importantes para o estilo. Veja só!

    As cores do minimalismo

    No estilo minimalista, a aposta certa é nas cores neutras. Dê preferência para o cinza, preto, branco e marrom e claro, todos os tons que os permeiam.

    Mas, se você quiser quebrar um pouco a monotonia, apostar nas cores mais vibrantes pode ser uma boa ideia. A dica é colocar itens com cores fortes no meio da decoração; quebrando um pouco da formalidade do ambiente. Aposte em almofadas, quadros e vasos de flores, por exemplo.

    Iluminação

    O estilo minimalista valoriza a iluminação natural dos ambientes, por isso, você pode apostar na inclusão de grandes janelas de vidro em ambientes como sala de estar, sala de jantar e hall. Além de potencializar a iluminação natural, também valoriza a cor das paredes.

    Para iluminar a noite, o ideal é apostar em pendentes de alumínio e abajures. Quando for escolher, opte por modelos de lustres simples e na cor rosé gold, que estão super em alta na decoração. Em relação a materiais, o ideal é apostar em itens de madeira, cobre e concreto.

    Mobília

    No estilo minimalista, os móveis possuem um design de linhas mais retas, são mais baixos que o normal e claro, são sempre funcionais. Por isso, invista em uma mobília funcional, básica e clean.

    É bom lembrar que, assim como a decoração, a organização também conta muito no estilo. Portanto, mantenha sempre tudo bem organizado e guardado em seu devido lugar.

    Objetos na decoração

    Como no estilo minimalista tanto os móveis, quanto as paredes possuem cores neutras, os objetos são o grande segredo para dar aquele toque especial na decoração.

    Invista em pôsteres, vasos de flores, espelhos com molduras e quadros em tons pastéis. Para quem quiser dar ainda mais destaque, a dica é apostar nos itens de cores mais vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo; deixando o visual mais sofisticado e harmonioso.

    Vantagens do estilo minimalista

    Não é toa que a decoração minimalista faz tanto sucesso hoje em dia, adotar esse estilo de vida traz inúmeras vantagens para seu dia a dia, tais como:

    Tranquilidade: proporciona um ambiente mais organizado e sem poluição visual; trazendo uma sensação de calma e leveza;
    Limpeza: com menos móveis e objetos de decoração, consequentemente a limpeza da casa se torna mais fácil;
    Economia: com tons mais neutros e a valorização da iluminação natural, os gastos com energia elétrica acabam diminuindo consideravelmente.
    Para se inspirar
    Veja como trazer o estilo minimalista para cada ambiente da sua casa:

    Sala de estar

    foto02

    Na sala de estar, o ideal é deixar à vista somente o essencial. Aposte em um sofá de cor neutra, painel para colocar a TV (e dar adeus às prateleiras) e claro, uma boa e velha mesinha de centro. Para deixar o ambiente mais alegre e receptivo aos convidados, use e abuse de pontos de cor em quadros, almofadas e tapetes.

    Quarto

    foto03

    No quarto, invista somente nos móveis indispensáveis, como: cama, criado-mudo, luminária, guarda-roupas e espelho. Para criar um ambiente com clima ainda mais agradável, aposte em uma boa iluminação; sempre combinando cores e estampas.

    Aposte em cortinas e persianas também nas cores neutras e tons pastéis; pois, além de tornar o ambiente mais agradável, pode ser usado durante todo o ano.

    Cozinha

    foto04

    A cozinha, acima de todos os outros ambientes, precisa ser ainda mais funcional. Deixe em vista apenas os eletrodomésticos que mais usa, uma forma eficiente de deixar a decoração sempre organizada e facilitar na hora do preparo das refeições.

    Para quem está à procura da mobília perfeita, o ideal é apostar em móveis planejados; uma forma de deixar tudo uniforme e claro, mais organizado.

    Fonte: C&C