Dicas

  • Saiba como deixar a sua casa mais sustentável

    Saiba como deixar a sua casa mais sustentável

    Quer contribuir para a saúde do planeta mas não sabe como? Você pode começar mudando alguns hábitos e adquirindo itens ecológicos para a sua casa. Essas pequenas ações ajudam o meio ambiente e ainda tornam seu dia a dia mais prático e econômico.

    Pensando nisso, preparamos uma série de dicas que vão te ajudar a pensar de forma ecológica e adquirir hábitos mais sustentáveis que farão toda a diferença na sua rotina e no planeta.

    Dispositivos ecológicos para torneiras e descargas

    foto02

    Hoje em dia há diversos equipamentos que são projetados para diminuir o desperdício de água, sem comprometer a qualidade do produto e seu funcionamento.

    As torneiras com sensor de presença e temporizadores são exemplos disso. São capazes de economizar, em média, até 70% do consumo de água, graças a sua tecnologia que interrompe o fluxo de água em alguns segundos.

    Outra solução para economizar ainda mais, são os arejadores de torneira, esse acessório limita a vazão de água, chegando a uma economia de mais de 50%. Possuem um custo muito baixo e podem ser aplicados a qualquer modelo de torneira.

    A válvula de descarga ecológica também é outra solução muito eficiente no que diz respeito a redução do consumo de água. Ela possui dois fluxos: um que libera três litros de água para dejetos líquidos e outro que libera seis litros para dejetos sólidos. Essa tecnologia proporciona uma economia de 30% de água por ciclo de descarga.

    Lâmpadas e eletrodomésticos de baixo consumo

    foto03

    As lâmpadas de LED são um pouco mais caras que as demais; mas em compensação, elas apresentam maior custo benefício a longo prazo, já que possuem vida útil 40 vezes maior que uma lâmpada comum e reduzem o consumo de energia até 80%.

    Quando trocar os eletrodomésticos, dê preferência aos modelos com classe energética A++ ou A+++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os modelos de classe A.

    Lembre-se de nunca deixar aparelhos elétricos sem uso na tomada e apague as luzes sempre que deixar um cômodo.

    Reforma sustentável

    Se estiver planejando uma reforma, opte por materiais ecológicos que são produzidos com matérias primas que não agridem o meio ambiente. Hoje em dia há uma variedade de opções sustentáveis para reforma da casa, como telhas, pastilhas decorativas e tintas ecologicamente corretas.

    Desfrute dos recursos naturais

    Deixe as luzes apagadas durante o dia e aproveite a luz do sol para iluminar os ambientes. Nos dias mais quentes, procure deixar as janelas abertas para ventilar a casa, a fim de evitar o uso de ventiladores e instale um sistema de captação de água de chuva e utilize a água recuperada para lavar telhas, calhas e afins.

    Deixe a sua casa mais verde

    foto04

    As plantas funcionam como um elemento decorativo que trazem mais vida para a casa, deixando o ambiente mais agradável e melhorando a qualidade do ar.

    Uma sugestão bem legal é fazer uma pequena horta vertical. Ela ocupa pouco espaço e você terá temperos, hortaliças e até plantas medicinais ao alcance das suas mãos. Dessa forma você terá uma alimentação muito mais saudável, melhorando a sua qualidade de vida.

    Evite plásticos

    O impacto que os plásticos geram ao meio ambiente são extremamente preocupantes, pois, além de demorarem séculos para se decompor, grande parte desses resíduos são despejados ou acabam caindo no mar, tornando-se uma das principais causas para a morte de animais marinhos.

    É claro que eliminar completamente o uso desse elemento é algo muito difícil, afinal, a maioria dos produtos que usamos diariamente vêm em embalagens de plástico, mas se você evitar o consumo dos plásticos de uso único — os famosos descartáveis —, já estará contribuindo significativamente para um planeta mais saudável.

    Descarte o seu lixo de forma correta

    foto05

    Quando os lixos são descartados em aterros, ruas, oceanos — ou qualquer local que não seja apropriado — isso causa impactos negativos, como a contaminação do planeta pelos resíduos.

    Portanto, separe seu lixo de acordo com as categorias as quais eles pertencem e descarte-os nas latas específicas para sua reciclagem. Reaproveite ao máximo a utilidade de plásticos, vidros, borrachas e metais para diminuir a quantidade de lixo que você produz.

    Agora que você já sabe como deixar a sua casa ainda mais ecológica.

    Fonte: C&C